3 maio 2023

Hailstone

Por Fora do Plástico

De Rafael Scavone, Rafael de Latorre e Wesllei Manoel
144 páginas
DarkSide Books | 2022

Ambientado na época da Guerra Civil Americana (1861-1865), Hailstone acompanha os habitantes da cidadezinha que dá nome à HQ, lidando com a fome causada pelo inverno rigoroso e, para piorar, desaparecimentos misteriosos de seus moradores. O que há de melhor no quadrinho de Rafael Scavone e Rafael de Latorre é curiosamente também sua maior fragilidade: a forma como os autores agrupam várias ideias e gêneros em poucas páginas.

Este suspense histórico, com toques de ficção científica, terror e western, se desenvolve a partir da investigação sobre um novo desaparecimento. Cabe ao xerife Denton, um militar traumatizado pela perda do filho, e seu assistente, Tobias, um indígena que vive em conflito com sua origem, irem em busca de respostas. Além de pessoas sumindo e do inverno brutal, a comunidade tem tido problemas com a escassez de alimentos. E quem poderia ajudar, a fábrica do Exército localizada na cidade, não só ignora, como também parece guardar segredos ocultos.

Hailstone tem uma construção de universo muito boa, com um ritmo interessante de tensão e mistério. No entanto, seu desenvolvimento é irregular. A certa altura, a HQ perde muito de sua atmosfera porque precisa chegar a uma conclusão, e passa a caminhar em um ritmo mais acelerado do que os três capítulos iniciais. É notável que a história poderia ser mais dosada nesse momento. Ainda assim, os autores com seus malabarismos conseguem entregar um bom desfecho.

As ilustrações de Rafael de Latorre e cores de Wesllei Manoel valorizam o clima inóspito da região e a ambientação. Destaque para as cenas em que a trama flerta com o horror, o que abre espaço para ressaltar os olhares e as expressões dos personagens.

Publicado pela DarkSide, embora Hailstone seja um bom quadrinho, ancorado em ótimos momentos de suspense e ficção científica, a HQ perde parte de seu encanto pela execução de seu terço final. É uma leitura que ao mesmo tempo em que entrega uma boa experiência, pode se tornar um tanto frustrante, afinal, é evidente que ali havia potencial para mais.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado