O mangá de “Naruto”, um dos principais quadrinhos exportados ao mundo pela famosa revista Shonen Jump, recebeu no Brasil três edições distintas ao longo dos anos, todas elas publicadas pela Panini. E foi há dez anos, em julho de 2015, que a editora trouxe ao país a mais recente delas, intitulada “Naruto Gold”.
A edição foi anunciada em 16 de maio daquele ano, durante um festival em homenagem à obra de Masashi Kishimoto, organizado pela PlayArte em parceria com a Panini. Naquela época, o mangá já havia sido concluído há alguns meses no Japão. Antes de levar o quadrinho às bancas e lojas especializadas, a Panini planejava lançar no Anime Friends 2015, mas acabou enfrentando problemas na distribuição da primeira tiragem e o lançamento do primeiro volume aconteceu algumas semanas após o evento, ainda no mês de julho.

Assim como a versão regular, lançada em maio de 2007, e também a versão pocket, que estreou em maio de 2010, a coleção “Naruto Gold” foi concluída com 72 volumes, seguindo a publicação original japonesa. Porém, chegou ao Brasil com um padrão gráfico considerado especial para a época. Diferente das versões anteriores (e da maioria dos mangás daquele período), essa nova edição, que adotou o nome da publicação italiana feita pela própria Panini, apresentava miolo em papel offset, capa em laminação fosca e detalhes em hot stamping dourado, além de pôsteres coloridos incluídos em cada volume. A coleção, que continua sendo reimpressa até hoje, foi finalizada em junho de 2021.
Publicado originalmente no Japão de setembro de 1999 a novembro de 2014, “Naruto” é um dos maiores sucessos da editora Shueisha. Com mais de 250 milhões de cópias vendidas pelo mundo, o mangá rendeu um anime, que esteve no ar na TV japonesa por 15 anos, e diversos filmes animados. Em 2016, a franquia ganhou uma continuação através de “Boruto”, mangá serializado na revista V-Jump até hoje, também publicado no Brasil pela Panini.
Embora esteja entre os dez mangás mais vendidos da história, “Naruto” nunca recebeu uma edição com tratamento de luxo no Japão, apenas uma versão 3 em 1 completa em 24 volumes. Nos EUA, a VIZ também publicou uma coleção no formato 3 em 1 entre 2011 e 2018.