15 setembro 2022

Guarda Lunar

Por Fora do Plástico

De Tom Gauld
96 páginas
Todavia | 2021
Tradução: Hermano Freitas 

A melancolia está em cada uma das páginas de Guarda Lunar, lançamento da editora Todavia. O quadrinho de Tom Gauld (mesmo autor de Golias, também publicado pela Todavia) é simples, direto, mas não menos reflexivo. Acompanhamos, ao longo de pouco mais de 90 páginas, um policial que trabalha guardando os habitantes da Lua, que é povoada na HQ.

O guarda segue diariamente em seu ofício, mas a verdade é que não há muito o que fazer. A taxa de segurança na lua é 100%. Isso poderia ser fruto do árduo trabalho do protagonista, mas os crimes não acontecem porque lentamente o satélite vai deixando de ser habitado. Guarda Lunar é uma história sobre a solidão. Mas também é uma leitura cômica e um tanto ácida sobre a necessidade que temos de nos sentirmos seguros.

Os diálogos de Tom Gauld são diretos, como é possível ver em Golias e também em suas tirinhas. Aqui, eles funcionam de forma protocolar, como parte do cotidiano, quase como se a famosa “conversa de elevador” permeasse a maioria dos diálogos. Tudo é absolutamente tragicômico.

A arte propositalmente simples contribui para a melancolia que vai tomando o leitor ao longo das páginas. A sensação é de que os quadros visualmente “pobres” de Tom Gauld são mais um alerta para a solidão.

Esse é um estilo de quadrinho que pode não funcionar para todos. Se você curtiu Golias, certamente irá gostar de Guarda Lunar. E se esse será seu primeiro contato com o autor, prepare-se para uma experiência que brinca com o riso, mas também com sentimentos muito mais profundos.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado