28 fevereiro 2023

Grand Prix Metanoia

Por Fora do Plástico

De Luciano Salles
24 páginas
Independente | 2019

Luciano Salles tem uma obra com características peculiares, na qual o nonsense é apenas uma forma de o autor expor sua visão sobre o mundo. Com Grand Prix Metanoia não poderia ser diferente. No mais recente trabalho do quadrinista, financiado via Catarse, assistimos à transmissão de uma corrida que transcende a realidade. Velociptor V e Alba Troz se desafiam em um deserto que certamente não está em nossa realidade.

Como a HQ é bastante curta, qualquer detalhe a mais pode alterar sua experiência de leitura. E esse é um quadrinho em que a experiência definitivamente importa. Apesar de trabalhar com poucas páginas, Luciano Salles insere nas entrelinhas um espaço em que tudo é possível e, o que conta é a interpretação do leitor. Por isso, esse pode não ser um quadrinho para todo mundo. Assim como as demais obras do quadrinista que já pudemos conferir, a intenção é não ser óbvio.

Na arte Luciano é excelente, com as tradicionais hachuras e cenas que transbordam movimento. A forma intensa e rápida como a corrida é retratada é um dos grandes destaques da trama. Aqui, o artista usa muitas linhas de movimento e formas fluidas para destacar a fumaça e a poeira, dessa forma a impressão que temos é de que aquilo poderia ser uma animação.

Grand Prix Metanoia é uma HQ de leitura rápida, que pode ser uma boa pedida para aqueles que curtem quadrinhos em que nada é o que parece. Ao final da leitura ainda nos restavam muitas dúvidas, mas a experiência foi, sem dúvidas, o que mais nos agradou nesta história.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado