6 novembro 2022

George Sprott: 1894–1975

Por Fora do Plástico

De Seth
104 páginas
Mino | 2022
Tradução: Aline Zouvi

George Sprott 1894-1975 é uma biografia imaginária criada por Seth. Na HQ, o quadrinista narra a vida do personagem que dá título à história, costurando de maneira criativa seus sucessos, suas aventuras, mas sem abrir mão das contradições e fracassos. Assim como é a vida de qualquer um. Em suma, uma obra que traz a personificação da passagem do tempo e da memória.

Originalmente serializada no The New York Times Magazine e mais tarde, em 2009, publicada em formato de graphic novel, a trama segue um apresentador de televisão, que atingiu certo nível de sucesso local, mas que agora está no final de sua vida. George Sprott é uma pessoa pior do que parece. Mas, ao mesmo tempo, é digno de compaixão. Esse emaranhado de contradições é meticulosamente articulado pela maneira como o autor escolhe apresentar ao leitor essa biografia.

A história é narrada em estilo documental, de forma não linear. O quadrinista utiliza diferentes recursos, como flashbacks, flashforwards, quebra da quarta parede, depoimentos de parentes e colegas de trabalho, de modo que nos apresente uma figura ambígua, de diferentes perspectivas. Assim, temos uma grande tour pela vida pública e privada do protagonista.

Como é possível Seth nos envolver tanto na história de um homem comum? Pela forma como decide contá-la. Seja pelos truques narrativos já citados ou pelos desenhos e ritmo, que lembram um pouco a maneira de Chris Ware. Diagramação, disposição dos quadros, cores, tudo é fundamental para o efeito obtido.

Publicado no Brasil pela Mino, que já havia lançado A Vida É Boa, se Você não Fraquejar do mesmo autor, George Sprott 1894-1975 é uma obra fascinante. Um quadrinho em torno de um homem que é inteiramente fruto da mente criativa de Seth, mas que soa tão real como cada um de nós.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado