8 setembro 2022

André, o Gigante

Por Fora do Plástico

De Box Brown
240 páginas
Mino | 2021
Tradução: Celio Cecare

André Roussimoff foi uma lenda na luta livre nas décadas de 60 a 90 e um dos maiores responsáveis pela popularização do esporte. Conhecido como “André, O Gigante”, o atleta era amado pelo público, um fenômeno da cultura pop norte-americana. No entanto, por trás de todo sucesso, era um homem solitário, triste e nem sempre gentil. Nesta biografia em quadrinhos, Box Brown nos convida a testemunhar recortes da vida desta figura icônica.

Com 2.24m, André sofria de acromegalia, uma anomalia que provoca crescimento excessivo. Com esta condição, desde adolescente, ele sofria de diferentes formas. Por exemplo, em atividades do cotidiano, como não conseguir andar de ônibus, ou por causa da ridicularização que sofria de pessoas de sua comunidade, devido ao seu tamanho. Assim, André viu na luta livre uma oportunidade de mudar de vida. Pincelando pontos da trajetória do protagonista, Box Brown não se preocupa com a conexão dos recortes. Sinceramente, isto não nos incomodou, por conta do estilo bem informativo do autor de contar história. O que achamos que deixou a desejar no quadrinho foi o fato de grande parte dele se concentrar nas lutas.

Embora tenha sido curioso saber como funcionavam os duelos, as negociações, gostaríamos de ver mais sobre a vida pessoal do protagonista. Seus problemas de saúde, sua carreira no cinema e, claro, seu comportamento “autodestrutivo”. Quando Brown aborda esses pontos na HQ, a leitura se mostrou muito mais interessante. Porém, mesmo com tanto a dizer sobre André, o autor chega a ser repetitivo, ao focar mais nas lutas.

O traço de Box Brown é simples e competente. Se você está familiarizado com as obras já publicadas no Brasil, “Cannabis” e “Tetris”, o autor segue o mesmo estilo.

André, O Gigante é um bom quadrinho para ter um vislumbre de quem foi este fenômeno da luta livre. Se você é fã do esporte, certamente vai se conectar mais com a obra, mas este não é um livro voltado somente para este público. Qualquer um que tenha interesse em conhecer mais sobre essa personalidade, sairá da leitura com uma noção de quem André, o Gigante foi.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado