A Geektopia, selo de quadrinhos da editora Novo Século, anunciou dois novos títulos franceses para abril e não perdeu tempo para dar início à pré-venda. Desde Primavera em Tchernóbil, de Emmanuel Lepage, a editora não apostava em quadrinhos do país, entre seus lançamentos.
“Outubro de 17”, HQ publicada originalmente em 2017, pela Delcourt, é descrita como uma visão ampliada da Revolução Russa, que traz os movimentos circunstanciais e as disputas inflamadas, as hesitações, as escolhas dos dirigentes revolucionários, assim como as dos simples soldados e operários. Patrick Rotman, diretor com documentários dedicados a eventos marcantes dos séculos XX e XXI, e o desenhista Benoît Blary respondem como o partido bolchevique, minoritário em fevereiro de 1917, conseguiu tomar o poder na Rússia, um país gigantesco, recém-saído do tsarismo?
O outro lançamento é mais uma versão em quadrinhos de “1984”, clássico de George Orwell, que agora ganha releitura por Jean-Christophe Derrien e Rémi Torregrossa, publicada originalmente em 2021 pela Soleil/Delcourt. O livro narra a história de Winston Smith, funcionário do Partido encarregado de revisar a História, apagando os traços do passado. Num mundo assustador dominado pela paranoia, onde qualquer sentimentalismo é proibido, ele se sente atraído por uma jovem chamada Julia. Mas essa ligação será potencialmente perigosa, mortal talvez. Juntos, eles tentarão escapar do domínio do Grande Irmão, o chefe onipotente do governo.
A Geektopia já publicou neste início de ano o segundo e último volume da série “Godzilla: O Maior Monstro da História”, de Duane Swierczynski e Simon Gane.