30 outubro 2022

Fronteiras do Além

Por Fora do Plástico

De Jayme Cortez
132 páginas
Pipoca & Nanquim | 2020

Fronteiras do Além traz, com cuidado meticuloso da editora Pipoca & Nanquim, o resgate de um quadrinista que se destacou no mercado brasileiro, o mestre Jayme Cortez. Além de acabamento gráfico impecável (com papel com boa gramatura e cores) o material conta com diversos extras como esboços, pôsters, textos e conteúdos especiais. A partir disso já é possível garantir que esse é um lançamento focado em homenagear e preservar a memória desse grande artista.

Como quadrinho, ou seja, considerando as obras de Cortez compiladas aqui, as histórias nos parecem um pouco datadas. Seja pela época de publicação ou por serem curtas (algumas com uma ou duas páginas), as tramas provavelmente não irão surpreender ou provocar assombro no leitor. Mas há um tom de nostalgia que se torna ainda mais envolvente devido às ilustrações belíssimas de Cortez.

É interessante observar que essa é uma HQ voltada principalmente para aqueles leitores que gostam de estudar a história dos quadrinhos. Aqui não faltam textos de apoio, de contextualização e com estudos sobre as técnicas de Cortez. Podemos dizer que o capricho com esse resgate é justamente o ponto alto da obra, por trazer um diferencial às histórias que são simples no roteiro, mas encantadoras na arte.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado