8 setembro 2022

Terror no Inferno Verde

Por Fora do Plástico

De Flavio Colin
220 páginas
Pipoca & Nanquim | 2021

Terror no Inferno Verde é mais um resgate promovido pela editora Pipoca & Nanquim. Responsável por apresentar o quadrinista Flavio Colin a uma nova geração de leitores, a HQ reúne diversas histórias assinadas pelo artista, além de textos de apoio.

Com a proposta de abranger alguns dos principais trabalhos de Colin, em gêneros distintos, mas principalmente aqueles que marcaram sua carreira, o quadrinho começa com um apanhado de boas histórias, com destaque para “Honorato”, “Já Leu Dickens?”, “O Passeio da Peste” e a que dá nome ao álbum, “Terror no Inferno Verde”. Porém, a segunda metade da HQ compila histórias que não correspondem com a qualidade inicial.

Em sua maioria, essas tramas têm um tom erótico e um humor que não é mais utilizado, com traços de pornochanchada. É claro que devemos nos ater ao momento de publicação da maioria delas, entre nos anos 1980 e o início da década de 1990, para não sermos anacrônicos na análise. Porém, foi difícil ter alguma conexão com esta segunda metade, o que, sem dúvidas, afetou nossa experiência de leitura.

Dito isso, Colin era realmente um artista único. Seu traço característico, autoral, é marcante e seu domínio da narrativa, mesmo nas histórias mais curtas, é incrível. Sem dúvidas, nos encantamos principalmente pela forma como ele retrata paisagens e personagens brasileiros.

Um trabalho editorial bem-feito, mas que não é composto somente de obras acima da média, Terror no Inferno Verde é, sim, um bom primeiro contato com Colin. Mesmo que oscile na qualidade das histórias, esta antologia é um resgate importante, que dá o devido reconhecimento a um grande artista brasileiro.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado