24 setembro 2022

Fora do Roteiro: E se uma inteligência artificial redesenhasse A Piada Mortal?

O Fora do Roteiro é uma coluna de PJ Brandão, do HQ Sem Roteiro, no Fora do Plástico. Esse conteúdo tem também uma versão em vídeo, que recomendamos muito que você assista AQUI.

Vocês devem estar acompanhando nas redes sociais as experimentações cada vez mais comuns de produção de imagens por meio de inteligências artificiais. Dessas ferramentas, talvez a mais famosa seja a Dall-E 2, que utiliza descrições em texto como input para a criação de imagens.

 

Bem, e se essa ferramenta fosse utilizada para redesenhar uma HQ clássica? Foi essa pergunta que guiou o pessoal do site Rubik’s Code para um experimento.

Eles pegaram uma edição de A Piada Mortal que vinha com o roteiro de Alan Moore e decidiram praticamente copiar e colar as palavras que descrevem a primeira página da história no Dall-E 2. As imagens geradas foram bem diferentes das desenhadas por Brian Bolland, na HQ que foi originalmente lançada em 1988.

 

 

No fim das contas, a HQ ficou mais parecida com uma fotonovela. E como o Dall-E traduzia os inputs quadro a quadro, faltou na página em geral a tradicional solidariedade estética entre os quadros lado a lado que a gente costuma ver em uma história em quadrinhos.

A inteligência artificial é o futuro das HQs? O que vocês acham? Pra mim não é o futuro, já é o presente. E levanta questões como essa que o ilustrador e quadrinista André Valente levanta. A impressão dele é que:

 “Toda vez que associam apps, filtros e/ou inteligência artificial à uma profissão, o objetivo final é ‘uberizá-la’. Baratear o custo, escravizar o operário. Ou seja, eu não acho que as inteligências artificiais são capazes de substituir os ilustradores e quadrinistas, mas vão ser o argumento usado pra baratear o trabalho e reduzir os seus direitos.”

 

 

É o famoso “por que você tá cobrando esse valor se a inteligência artificial faz de graça?”

Bem, vamo ficar de olho, com lápis, pincéis e canetas a postos.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado