O 12º Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte anunciou na tarde deste sábado (04) outros três convidados internacionais do evento, que acontece entre os dias 22 a 26 de maio, no Minascentro.
O franco-brasileiro Matthias Lehmann, autor de “Chumbo”, foi o primeiro a ser anunciado. Filho de mineira, o artista tem uma relação próxima com Belo Horizonte, onde visitava a família materna. Lehmann é sobrinho do celebrado escritor Roberto Drummond, autor do romance Hilda Furacão. Em “Chumbo”, HQ publicada em março pela Nemo, o quadrinista se inspira livremente na história de seus familiares brasileiros para recontar a história do Brasil ao longo de 70 anos do século XX.
Paolo Bacilieri, quadrinista italiano, também estará no FIQ. Colaborador em vários quadrinhos da Bonelli, como Dampyr, Napoleone e Dylan Dog, Bacilieri também fez quadrinhos experimentais e é descrito como um dos artistas mais originais e ousados da cena italiana atual. Nessa linha está “Fun”, publicado no Brasil pela Veneta, em 2021. A HQ é uma trama ficcional de suspense que se entrelaça com a história das palavras cruzadas. Em 2023, a Mythos publicou uma das HQs de Dylan Dog desenhadas pelo italiano, “Dylan Dog Nova Série – Volume 30”.
A última convidada anunciada no sábado foi a uruguaia Maco, em uma parceria do evento com a editora Hipotética. A editora lançou, em 2023, “Aloha” uma obra que brinca com a mídia de quadrinhos, enquanto a protagonista (a própria autora) atravessa cenários diversos. A trajetória de Maco também inclui publicações em revistas, abrangendo também histórias para crianças e adolescentes.
Mais convidados
Na quinta-feira, o FIQ anunciou outros três convidados. A norueguesa Jenny Jordahl, coautora de “Mulheres na Luta” e “A Queda do Patriarcado”, ambos publicados pela Seguinte. O espanhol Ángel de la Calle, de “Pinturas de Guerra”, da Veneta. Durante o evento, a editora Trem Fantasma fará o lançamento de um livro inédito do autor, uma biografia de Hugo Pratt. O evento também terá a presença de um dos nomes mais proeminentes dos quadrinhos atualmente, a inglesa Zoe Thorogood, de “E Solitário no Centro da Terra” e “A Cegueira Iminente de Billie Scott” (Conrad) e de “Rain” (Devir).