Final Cut

12 agosto 2025

De Charles Burns
224 páginas
DarkSide Books | 2025
Tradução: Bruno Dorigatti

Charles Burns mistura vários dos elementos que o fizeram um ícone dos quadrinhos norte-americanos em Final Cut. Referências a filmes de horror B, dilemas da adolescência e uma trama onírica em que realidade e fantasia se misturam são só alguns dos ingredientes de seu novo quadrinho, recém-lançado pela DarkSide Books. Poderia até ser uma repetição do que já havíamos visto em obras como Black Hole e Sem Volta, mas Burns mostra que ainda há espaço para criar algo mais, mesmo com recursos já conhecidos.

PUBLICIDADE

Brian é um aspirante a cineasta que passou a infância produzindo filmes de terror caseiros com seu melhor amigo. Quando Laurie, uma garota nova, passa a integrar seu grupo de amigos, o jovem encontra sua musa. Porém, essa admiração parece se tornar uma obsessão quando eles decidem gravar um filme protagonizado por ela.

Burns é um especialista em personagens incômodos, os acompanhamos tão de perto a ponto de conhecermos seus pensamentos, manias e dores. Em Final Cut, Brian e Laurie são apresentados de modo complexo, com personalidades bem distintas. Os demais personagens, no entanto, acabam ofuscados pela tensão entre os dois protagonistas. Tanto a narração, que alterna entre ambos, quanto os diálogos são incômodos, um sintoma daqueles sentimentos próprios da adolescência, mas também da inadequação, sobretudo de Brian.

O visual em cores chapadas remete ao período em que a trama se passa, no início da década de 1970, com uma bela ambientação. O destaque vai para as criaturas amorfas que também são marca registrada do artista, misturadas em meio à paisagem, apesar de não serem incorporadas à trama, como em trabalhos anteriores. É como se as obsessões do próprio Burns invadissem a obra, na figura de seus personagens.

Final Cut é um drama psicológico fantasiado de horror, embora não chegue a nos perturbar. Um mergulho nas zonas cinzentas entre o desejo e a imaginação, assim como na complexidade das relações humanas.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE