De André Diniz e Flavio Colin
72 páginas
Comix Zone | 2023
A proposta de Fawcett, de André Diniz e Flavio Colin, é explorar o que poderia ter acontecido com o coronel P.H Fawcett em sua expedição pela selva brasileira para encontrar a cidade perdida de Muribeca, ou Eldorado. Em uma nova edição, agora pela Comix Zone, o quadrinho é mais um estudo reflexivo do personagem do que uma aventura.
A história de Percy Harrison Fawcett é um enigma. Ele foi um coronel britânico que, no início do século XX, tinha certeza de que havia uma cidade perdida na selva brasileira. Com uma pequena expedição, que contava também com seu filho Jack, eles partiram para nunca mais retornar.
Na HQ, vamos acompanhar essa jornada pela floresta amazônica, reimaginada pelos autores. Um pouco de todas as teorias que rondam esse mistério está presente no roteiro. Você vai ver a expedição em conflito com indígenas, sobrevivendo às condições em um ambiente hostil e lidando com a fome. É uma leitura rápida, de ótimo ritmo, que às vezes toma algumas decisões estranhas. Mas o que há de mais interessante é analisar a obsessão de Percy Harrison Fawcett, de um homem à beira de alcançar o objetivo de sua vida.
A nova edição conta com prefácio de Érico Assis e uma história inédita, assinada por André Diniz, que são exclusivos da publicação. Nos desenhos, o estilo geométrico e linhas grossas de Colin têm seu charme próprio, desenvolvido a partir do contraste entre preto e branco.
Apesar de todo espírito de aventura presente em Fawcett, mais importante do que descobrir se a expedição encontrou ou não a tal cidade perdida, é perceber que a história da HQ não é sobre a exploração e, sim, sobre um homem obcecado pelo seu destino.