Fabio-Formiga

9 setembro 2024

De Gabú Brito
Independente | 2024

Fabio é uma formiga macho, ou seja, tem uma função muito definida na ordem das coisas do mundo animal: acasalar e morrer. Mas quem disse que ele precisa mesmo seguir aquilo que foi designado? Fabio-Formiga, de Gabú Brito, é uma história protagonizada por insetos, mas que fala mais sobre nós humanos e nossa sociedade do que podemos prever nas primeiras páginas.

Publicado integralmente na página de tiras do artista (@tirasaoermo) e reunido em uma edição impressa independente, a HQ é uma leitura deliciosa, que consegue arrancar boas gargalhadas e, ao mesmo tempo, incomodar. Quando Fabio decide deixar a função de macho, ele busca um novo papel no formigueiro ao lado das operárias, o que rende não só a fúria dos outros machos, mas também da própria formiga-rainha.

Em Fabio-Formiga, Gabú usa as funções atribuídas às formigas para lidar com questões de gênero, principalmente de como a masculinidade é aprendida ao lado de comportamentos tóxicos, mas mostra também que uma boa dose de sensibilidade pode transformar todo um ecossistema. É inevitável lembrar do fantástico O Livro dos Pássaros, de Lark, pelas analogias às relações sociais e de trabalho através do protagonismo animal.

Destaque para os diálogos sempre muito naturais, sobretudo pelo tom coloquial. A personalidade marcante de cada uma das formigas é muito bem apresentada, mesmo que nas páginas iniciais seja um pouco difícil entender quem é quem… até que se percebe que Gabú espertamente usou as antenas para fazer a distinção entre cada um dos personagens. A arte como um todo é bem solta, sem muitos detalhes, mas ainda assim bastante expressiva.

É difícil não se envolver com a história da revolução de formigas causada pelo carismático Fabinho. Fabio-Formiga é uma surpresa muito agradável, uma HQ que merece, sem dúvidas, chegar a mais leitores por sua maneira sagaz de construir uma história que vai além das formiguinhas e suas atribuições.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado