7 setembro 2022

Eu, Lixeiro

Por Fora do Plástico

De Derf Backderf 
256 páginas
DarkSide Books | 2021
Tradução: Érico Assis

Em Eu, Lixeiro, Derf Backderf aborda a relação da humanidade com o lixo, assunto que nem sempre estamos preocupados em discutir e sabemos tão pouco. Através de uma história que mistura memórias – o autor trabalhou de lixeiro por dois anos – e pesquisa, o quadrinho trata do dia a dia dos profissionais que trabalham com esses resíduos, além de esboçar um breve panorama sobre a história do lixo e seu processo de descarte. Eu, Lixeiro é uma HQ provocativa, que, apesar do humor ácido, tem também um tom documental, que ensina o leitor enquanto lê.

Acompanhamos J.B., um jovem que trancou a faculdade e acaba de iniciar no emprego de catador de lixo. Sem qualquer aptidão para a profissão, o protagonista, ao longo da obra, vai lidando com vários perrengues, o descaso e as injustiças da população com os lixeiros e, claro, problemas com seus chefes. Do alto da Betty, o caminhão de lixo onde J.B passa grande parte do seu trabalho, ele e seu colega Mike observam as vidas dos moradores da pequena cidade, sempre com um olhar muito crítico e debochado. Ah, e embora seja inspirado na experiência do autor em seus tempos de lixeiro, o roteiro é inteiramente ficcional.

Backderf é um ótimo contador de histórias, ele descreve muito bem a melancolia da vida desses personagens, que aparentemente não demonstram qualquer ambição, mas, apesar dessa atmosfera fria, o autor não deixa de trazer momentos engraçados, principalmente, com muita crítica à sociedade. Em paralelo a isso, conhecemos mais sobre a rota do lixo, o funcionamento de caminhões e aterros, as toneladas geradas por um cidadão norte-americano, tudo caminhando para uma reflexão: consumimos muito e descartamos muito.

Nós adoramos o estilo de arte do autor. Ele tem uma pegada de caricatura, um traço expressivo, que lembra Robert Crumb.

Eu, Lixeiro é um quadrinho que vale a pena você dedicar um tempo. Uma produção inteligente que vai te divertir com situações bizarras, enquanto te ensina muito.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado