20 novembro 2023

Esse Amor

Por Fora do Plástico

De Valentine Safatl
120 páginas
Zarabatana Books | 2023
Tradução: Maria Clara Carneiro 

A francesa Valentine Safatly se debruça sobre um relacionamento em Esse Amor. Um relacionamento que começa no encanto e que se torna mais tóxico à medida que o tempo passa, diante dos olhos dos leitores. Esse não é um amor ficcional que funciona como cartilha para sinalizar relacionamentos abusivos, é a história da própria autora em um olhar muito íntimo e pessoal.

Um homem 16 anos mais velho, com dois filhos, usa seu charme para conquistar uma jovem de 20 anos. Logo, eles já estão morando juntos e Valentine está lidando ao mesmo tempo com os estudos e com uma rotina que prevê cuidar dos filhos do companheiro e ser absolutamente impecável. Ou melhor, não se afastar daquilo que o parceiro enxerga como ideal… Mas nunca é o suficiente. Mesmo se anulando por completo, Valentine nunca será “perfeita” e virão as brigas, as recriminações e a frieza do outro lado.

Por esse breve resumo, é possível perceber que Esse Amor não é uma leitura fácil. A autora escancara alguns dos problemas mais sensíveis de relações tóxicas e mostra comportamentos abusivos em sequência. Ela não preza tanto pelo tempo ou pela linearidade, como se estivesse escrevendo um caderno de relatos episódicos dessa vida a dois. Valentine Safatly conta tudo em primeira pessoa, mas com um distanciamento curioso, quase como para afastar a dor. Ela ainda deixa os julgamentos a cargo de quem lê. E vamos entender os motivos disso depois.

O uso de traços cartunescos reduz as identidades dos personagens, fazendo deles um molde em que podemos nos encaixar e sentir essas dores ou rever posições. A quadrinista também aposta em metáforas visuais e no uso da tipografia para diferenciar a frieza da voz de seu companheiro, da sua, frágil e delicada diante dele.

Publicado pela Zarabatana Books, Esse Amor pode não ser uma leitura para todos, afinal, traz alguns gatilhos para pessoas que viveram situações semelhantes. Mas é enorme a relevância de termos acesso a relatos dinâmicos como esse, que acendem o alerta sobre o que é um relacionamento abusivo. Valentine Safatly usa seu testemunho para mostrar aquilo que é o mais importante: existe uma saída.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado