A editora Comix Zone publica, no fim de julho, o trabalho mais recente do turco Ersin Karabulut, “Diário Inquieto de Istambul”. Na HQ, o autor de “Contos Ordinários De Uma Sociedade Resignada” e de “Até Aqui Tudo Ia Bem” revive sua infância, adolescência e início da vida adulta, enquanto apresenta em paralelo como a Turquia caminhou progressivamente para um Estado autoritário, com a ascensão de Recep Tayyip Erdoğan.
Outro ponto de destaque é como Karabulut expõe seu fascínio pelos quadrinhos. Na contramão do desejo e da preocupação de seus pais, ele insistiu em seguir carreira nos quadrinhos. O quadrinho mostra sua busca por ser publicado nas revistas turcas, sua consolidação e os riscos que um artista sofre em um país onde a liberdade de expressão entra em jogo e a imprensa é cada vez mais atacada pelo próprio governante.
Lançado originalmente em 2022 pela Dargaud, na França, o quadrinho é previsto para ser uma trilogia e já foi publicado em diferentes países. O primeiro volume da edição brasileira está em pré-venda pela Comix Zone.