Pouco publicado fora do Japão, Tadao Tsuge começou a conquistar espaço no mercado francês nos últimos dois anos graças à editora Cornélius, que vem apresentando sua obra ao segundo maior mercado de mangás do mundo. Ligado ao movimento do gekigá e à histórica revista Garo, o autor é irmão de Yoshiharu Tsuge, mais conhecido internacionalmente e já publicado no Brasil pela Veneta, com os títulos “O Homem Sem Talento” e “Nejishiki”.
Neste mês, será lançado na França “Jeux de Nuit” (“Jogos da Noite”, em tradução direta), segundo volume de uma antologia de histórias curtas de Tadao iniciada pela Cornélius em fevereiro de 2024. Assim como no primeiro livro, o encadernado reúne sete histórias, desta vez selecionados entre os trabalhos produzidos pelo autor de 1979 a 1985.
Em seus contos, o quadrinista retrata o cotidiano de pessoas comuns durante o chamado milagre econômico japonês, período que sucedeu a Segunda Guerra. Marcadas pela melancolia, suas narrativas se destacam pela forma poética com que descrevem cenas e acontecimentos, registrados quadro a quadro.
No primeiro volume da coleção dedicada ao pioneiro dos mangás underground, a editora francesa reuniu histórias produzidas entre 1969 e 1974. Intitulada “Contes du Caniveau” (“Contos da Sarjeta”, em tradução livre), a edição traz ainda um prefácio assinado por Yoshiharu Tsuge.
Outro país europeu que vem descobrindo a obra de Tadao Tsuge é a Espanha. Em 2024, a editora Gallo Nero lançou a coletânea “Melodía Sentimental”, após já ter publicado em 2019 “Mi vida en barco”, série centrada na figura de um romancista lido como uma espécie de alter ego do autor. Além da França e da Espanha, Tadao Tsuge também é publicado nos Estados Unidos por editoras como Drawn & Quarterly e New York Review Comics. No Brasil, porém, o autor permanece inédito.