
Embora pouco familiar para o público brasileiro, o nome de Kazuhiko Torishima é uma referência incontornável do mercado de mangás. Editor-chefe da Weekly Shonen Jump na década de 1990, Mashirito, como foi apelidado durante o início da carreira, foi o responsável por “descobrir” ninguém menos que Akira Toriyama, editando séries como “Dr. Slump” e “Dragon Ball”, entre os anos 80 e 90, as duas obras mais aclamadas do autor.
Neste mês, a Viz Media lança, em língua inglesa, o seu livro “Dr. Mashirito’s Ultimate Manga Techniques”, repleto de dicas para aqueles que desejam desenhar o seu próprio mangá. O guia foi traduzido por David Evelyn, que trouxe os bastidores da publicação e contou um pouco da biografia do editor em entrevista ao podcast do Kanzenshuu, site dedicado a “Dragon Ball”.
Contratado pela Shueisha em 1976, o editor era conhecido por algo um tanto controverso: apesar de trabalhar na revista de mangás para meninos mais vendida do Japão, Kazuhiko Torishima não era muito fã de shonen, o que, inclusive, gerou certa desconfiança em Toriyama no início da parceria. David Evelyn conta que era costume de Torishima, nos intervalos de seu expediente, atravessar a rua e visitar a Shogakukan, que possuía sede em frente a Shueisha, para ler mangás shoujo. O tradutor aponta ainda que esse interesse pelos shoujo fez com que Torishima incorporasse elementos desta demografia para os quadrinhos que editava na Shonen Jump, trazendo nuances antes pouco exploradas pelos títulos da revista.

Hoje atuando como diretor externo da Bushiroad, empresa que atua no ramo dos cardgames, Torishima já deu declarações fortes sobre mangás que hoje estão no topo em termos de popularidade e sucesso comercial. Recentemente, confessou ter dito a um colega da época de Jump que “One Piece” jamais faria sucesso, tendo sido o responsável por rejeitar a serialização do mangá de Eiichiro Oda por três vezes. Também já afirmou que “Dragon Ball” é uma série “sem substância”, que não tem “nada a ensinar” ao leitor e que se trata apenas de um “quadrinho engraçado”, o que ele fez questão de assinalar não ser um demérito.
“Dr. Mashirito’s Ultimate Manga Techniques” foi lançado no dia 13 de maio e não possui versão em português, mas pode ser adquirido em inglês.