14 setembro 2022

Deus em Pessoa

Por Fora do Plástico

De Marc-Antoine Mathieu
128 páginas
Comix Zone | 2021
Tradução: Fernando Paz e Érico Assis

Lançamento da editora Comix Zone, Deus em Pessoa, de Marc-Antoine Mathieu, traz de forma sarcástica e filosófica, um retrato da relação entre homem e Deus, mas também da humanidade com a mídia, com a ciência, com o outro e também com o dinheiro. A história parte de uma premissa bastante interessante: Deus desce à terra na forma de um homem comum. Sem registros, sem endereço… apenas “deus”. Essa aparição desencadeia um fenômeno midiático global em que Ele é o grande protagonista (e o grande explorado também).

Mathieu usa essa trama para abrir dezenas de caixas de pensamento em nossa cabeça. Ele não apresenta respostas, apenas cria mais dúvidas. Para alguns leitores esse é um movimento estimulante, porém, para outros pode até parecer confuso. Deus em Pessoa é uma leitura carregada de referências à filosofia, à ciência e a situações do mundo real. As referências estão até no formato da trama, que mescla um tom quase documental sobre a aparição de Deus, com um julgamento digno das produções de tribunal mais badaladas.

Um bom exercício para os inquietos, Deus em Pessoa nos coloca para pensar sobre o mundo (muito mais do que somente sobre Deus e sua existência) do início ao fim. Na arte, Mathieu usa somente tons de preto e branco, em uma arte caricata. O quadrinista opta por não revelar a face de Deus, o que é um verdadeiro acerto e contribui muito para a aura do quadrinho.

Deus em Pessoa é uma HQ filosófica, mas que usa o humor ácido e satírico para desenvolver sua narrativa. Mathieu nos convida para uma viagem nada esperançosa, com um verdadeiro retrato da nossa mania de grandeza.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado