8 setembro 2022

Deslocamento: Um Diário de Viagem

Por Fora do Plástico

De Lucy Knisley
144 páginas
Nemo | 2017
Tradução: Carol Christo

À primeira vista, Deslocamento, pode parecer uma história leve sobre a relação de uma neta com seus avós. Basta ver a capa. Sim, há também essa face no quadrinho de Lucy Knisley. Porém, esse também é o diário de uma viagem desconfortável. A trama autobiográfica acompanha Lucy e seus avós nonagenários em um cruzeiro no Caribe, que se torna um grande desafio.

A HQ segue o formato de relato que consagrou Knisley. A cada capítulo, vamos observando momentos do passeio, desde as expectativas da protagonista aos desafios diários de viajar com dois idosos, já bastante fragilizados pela idade. Ao lado dos diários da viagem, a autora inclui excertos do livro de memórias de seu avô, que lutou durante a Segunda Guerra Mundial. Por mais que essas duas partes da trama não se conectem diretamente, esse é o único contato mais profundo que o leitor de Deslocamento tem com os avós de Lucy, para além de suas debilidades. As passagens são muitas vezes desconexas, transmitindo as percepções e sentimentos que a quadrinista teve naquele momento. É que, em resumo, o formato de diário de viagem tira um pouco a profundidade que as temáticas abordadas deveriam trazer, de certa forma.

A autora busca transmitir para o leitor um pouco de suas preocupações e pensamentos, ao longo do cruzeiro. A artista é realista, não há romantismo. Não é como se essa viagem tivesse sido um momento paradisíaco ao lado de seus avós. Por isso, Deslocamento pode ser uma leitura que nos coloca frente a frente com a questão do envelhecimento, da decadência da saúde e da perda de autonomia. Isso tudo pode parecer um pouco conflitante com os traços delicados e as cores vibrantes aquareladas, que são marca registrada da artista.

Deslocamento pode ser uma leitura que transmite sentimentos ambíguos. É como se Lucy nos convidasse a acompanhar uma situação incômoda, mas necessária de alguma maneira. Publicado há alguns anos pela editora Nemo, esta é uma HQ que deve ser experimentada. Para nós, foi um momento de leitura agradável, que teria sido ainda mais interessante com um pouco mais de profundidade nos recortes.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado