Uma edição lançada através de financiamento coletivo na França irá reunir todo o trabalho de Philippe Druillet sobre vampiros. O livro trará o texto integral do clássico “Drácula”, de Bram Stoker, em francês, acompanhado de 11 ilustrações de Druillet, entre outros materiais especiais. A publicação, prevista para outubro, é da Éditions Barbier, editora de uma galeria de arte em Paris especializada em quadrinhos.
“Druillet Vampires” conta também com uma série de ilustrações feitas pelo quadrinista de 1962 à 2018, assim como notas e esboços — muitos nunca divulgados — da adaptação em quadrinhos de “Nosferatu” assinada por Druillet, publicada como álbum na França em 1989 e ainda inédita no Brasil.
O livro ainda compila o pôster feito pelo artista francês para o filme “Le Frisson des Vampires”, de Jean Rollin, e ilustrações para o filme “Drácula”, de Jean Boullet. Além das artes de Druillet, a edição terá uma série de desenhos inéditos dedicados à figura do vampiro feitas por grandes nomes do quadrinho europeu, como Dominique Bertail, Enki Bilal, Blutch, Florence Cestac, Olivier Ledroit, Tanino Liberatore, Catherine Meurisse e Riad Sattouf. Para os apoiadores, haverá como recompensa posters, cards, bottons e até um skate.
Em entrevista divulgada na página da campanha de financiamento coletivo, Druillet disse que descobriu o Drácula muito cedo, por volta dos seus 15 ou 16 anos, através do filme “O Vampiro da Noite” de 1958. “Há algo fabuloso, emocionante e surpreendente neste filme. Fui tão ingênuo que disse a Jean Boullet ‘Tenho certeza de que o vampiros existem’“, completou o autor. Para ele, o Drácula é um excluído: por estar fora da norma é caçado pela sociedade. “Foi isso que me tocou”, explica.
No Brasil, o artista teve seu primeiro álbum publicado em 2019 com “Lone Sloane”, que voltou às lojas este ano. A edição estava esgotada desde 2020 e foi reimpressa pela Pipoca & Nanquim em julho. Além da reimpressão, foi anunciado o lançamento de “Salammbô” ainda este ano, obra inspirada no romance do século XIX de Flaubert, que leva as Guerras Púnicas para o universo da fantasia espacial.