14 setembro 2022

Crônicas Ameríndias

Por Fora do Plástico

De Gustavo Schimpp e Enrique Alcatena
144 páginas
Comix Zone | 2021
Tradução: Jana Bianchi

Ao longo de dez histórias, Crônicas Ameríndias, de Gustavo Schimpp e Enrique Alcatena, aborda diferentes situações ambientadas entre os povos indígenas da região dos Grandes Lagos. Tramas que abordam, em sua maioria, ritos de passagem e feitos corajosos, envoltos em uma aura de misticismo.

O tom sobrenatural torna o quadrinho muito envolvente. Para quem, assim como nós, adora conhecer novas culturas, Crônicas Ameríndias é um ótimo quadrinho. Conhecemos mais sobre a mitologia e as lendas dos povos nativos da América do Norte e, principalmente, sua relação intrínseca com a natureza. Há, como em todo compilado, histórias que nos empolgaram mais. Mesmo assim, o álbum mantém um bom nível narrativo. Uma boa adição à HQ, seria a de um glossário que compilasse os termos utilizados pelos personagens, referenciando lendas e elementos culturais.

O grande destaque vai para a belíssima arte de Enrique Alcatena, que tem um domínio impressionante do traço. Luz e sombra são essenciais na narrativa gráfica do artista e transmitem o tom místico que permeia a HQ.

Com um acabamento caprichado da editora Comix Zone (e uma capa que nos impressionou ao primeiro olhar), Crônicas Ameríndias é um quadrinho que vai crescendo à medida que vamos lendo aquelas histórias. Um casamento redondo entre roteiro e arte, que aborda uma temática muito interessante.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado