3 setembro 2022

Cosplayers – Fantasiando a Vida

Por Fora do Plástico

De Dash Shaw
144 páginas
Conrad | 2022

Superficialmente falando “Cosplayers – Fantasiando a Vida” é uma HQ sobre duas jovens que compartilham os mesmos hobbies: cosplay e vídeos. Mas, de fato, é mais que isso, muito mais. Embora o título leve a crer que este seja um quadrinho centrado em cosplay, o foco da história é a identidade. Irônica e tragicamente engraçada, a HQ soa muito familiar.

Dash Shaw apresenta uma série de contos interligados sobre Annie e Verti, duas garotas que confeccionam seus próprios figurinos, participam de eventos de cultura pop e gravam vídeos para seu canal no YouTube. Vídeos nos quais elas são as únicas pessoas que sabem que estão atuando. O autor brinca com a relação entre as personagens e o mundo que as rodeia, e o que elas esperam dele. Ao escapar para o universo da ficção, de se vestir como os personagens, elas estão procurando a realidade?

Divertida e melancólica, a trama de duas meninas que se comunicam através da realidade (os vídeos) usando uma linguagem imaginária (o cosplay) flerta com o deslocamento social. Logo de imediato, nos veio a comparação com “Ghost World”, de Daniel Clowes. Além da dupla de jovens protagonistas “irritantes”, destilando comentários sarcásticos, as obras exploram a mesma percepção: a de se sentir um “estranho”. Além disso, é possível traçar ainda um paralelo na estética do quadrinho, seu traço e as cores pesadas, quase nunca saturadas.

“Cosplayers” é uma crônica que, no primeiro momento, pode parecer sem proposta, mas é quase impossível não se identificar em algum ponto da história.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado