De Cora Ottoni
112 páginas
Independente | 2019
A visão divertida de Cora Ottoni sobre seu cotidiano e os dilemas da vida adulta continua a nos encantar. A quadrinista consegue deixar nosso envolvimento com as muitas faces de sua personalidade ainda mais intenso no segundo volume de Corenstein. A edição segue o formato da anterior, com tirinhas sem uma ordem cronológica ou temática. A ideia é justamente mergulhar na mente criativa da autora.
Ao contrário do primeiro volume de Corenstein, aqui vemos uma versão mais madura de Cora. Tanto como quadrinista, com a evolução de alguns detalhes narrativos, quanto como em sua vida pessoal. É que agora, com seus vinte e tantos, a artista deixou a casa dos pais, passou a ser “mãe de planta” e a se preocupar cada vez mais com a pilha mensal de boletos.
Bem-humorado, o quadrinho reflete bem a vida de uma jovem mulher que está se aventurando nas responsabilidades da vida adulta. Tudo isso com a leveza do traço cartunesco e das sacadas fantásticas da autora. Destaque para a qualidade do material escaneado (as tiras são feitas a mão e coloridas com canetas de diversos tons) que nos pareceu estar mais nítido e cuidadoso do que no primeiro volume.
Corenstein é um ótimo presente para quem ainda não está habituado aos quadrinhos. É uma delícia se aventurar no universo de Cora que, de certa forma, também se parece um pouco com o nosso ou de outros leitores nessa fase da vida.