De Wander Antunes
68 páginas
Ultimato do Bacon | 2022
Ao longo de cinco histórias curtas, Contos de Honra e Sangue explora os dois temas que carrega no título. Porém, por mais que o leitor possa esperar uma abordagem convencional e até mesmo clichê para honra e sangue, Wander Antunes segue no caminho oposto. A HQ consegue trazer, mesmo em poucas páginas, uma visão crítica dos assuntos.
Um ditador morto a caminho de seu funeral glorioso; um cavaleiro matador de dragões; dois cavalheiros duelando por sua honra; um herói de guerra que se torna uma ameaça aos moradores de sua cidade; dois homens em busca da recompensa oferecida pela cabeça de um revolucionário. Todas as cinco histórias discutem os limites da honra e o preço do sangue, cada um à sua maneira, além de temas adjacentes, como disparidade de classe, sede de poder, colonialismo, extermínio de povos indígenas e desumanização, para citar apenas alguns. Destaque para o tom ácido dos narradores desses contos, o que dá dinamismo e até uma dose de humor sarcástico para as tramas. Durante a leitura é possível se descobrir pensando sobre as questões ali levantadas sem esforço, apenas nos diálogos e acontecimentos.
A arte de Antunes é funcional e se destaca principalmente nas cenas de ação, com um bom uso das onomatopeias e das cores. Por mais que proponha um formato mais tradicional dos quadros, eles conseguem ditar o ritmo, principalmente em histórias como Uma Questão de Honra.
Wander Antunes produz, ao mesmo tempo, uma obra inteligente e de fácil leitura, que não subestima nem exige demais de seu leitor. Publicada pela editora Ultimato do Bacon, Contos de Honra e Sangue é uma bela surpresa, que já nas primeiras páginas mostra a que veio, com seu ótimo texto.