De Alfred
224 páginas
Devir | 2022
Tradução: Rui Santos
Como Antes é uma história que flerta com os road movies ao trazer o reencontro e a viagem de retorno à Itália de dois irmãos afastados. Fábio, que há muito tempo vivia na França, deixou o país a contragosto do pai, em meio ao cenário turbulento da Itália fascista de Mussolini. Isso gerou marcas profundas na família e na sua relação com seu irmão mais novo, Giovanni, que permaneceu no país. Os motivos da partida de Fábio e do distanciamento de mais de dez anos entre os irmãos seguem nebulosos por boa parte da trama, enquanto o autor, Alfred, nos entrega apenas pistas.
Giovanni procura Fábio. O pai faleceu e os irmãos precisam, juntos, levar as cinzas dele de volta à cidadezinha italiana onde, um dia, viveram unidos. Assim, a bordo de um Fiat 500, em meio a resmungos e discussões, os irmãos partem. Não há nada de inovador ou inédito em Como Antes. Já sabemos de antemão como o enredo caminha, apesar da decisão de Alfred de só nos revelar detalhes do passado, aos poucos.
Há tensão, segredos, sentimentos reprimidos e muito rancor entre os dois. O leitor observa isso de longe, enquanto se torna mais consciente das personalidades de cada um e dos motivos daquele conflito. Alfred não entrega tudo de imediato, deixa algumas pontas soltas e personagens pouco desenvolvidos também ficam pelo caminho.
Como um bom road movie, a estrada é um elemento crucial, com belíssimas paisagens e silêncios importantes. Da França à Itália vemos a paleta de cores mudar, o cenário se tornar mais alaranjado, transmitindo o calor do mediterrâneo. A arte de Alfred é solta e muito agradável, oscilando entre passado e presente com mudanças no traço e nas cores.
Publicado pela Devir, Como Antes é uma história que, como comentamos, já pode ter sido vista várias vezes, em diferentes mídias. No entanto, a execução de Alfred torna essa HQ uma viagem fluida e prazerosa para o leitor, à medida que ele se conecta com essa relação fraternal.