14 setembro 2022

Chico Bento: Verdade

Por Fora do Plástico

De Orlandeli
96 páginas
Panini Comics | 2021

Uma história sobre o luto, mas também sobre o recomeço. Chico Bento: Verdade, de Orlandeli, é uma HQ que, de maneira sútil e sem deixar de ser divertida, nos permite refletir sobre sentimentos interrompidos.

Sem perder a leveza do selo Graphic MSP e com o tom poético já tradicional do autor, o roteiro trata de um tema muito profundo com uma delicadeza ímpar. Na história, Chico e sua família recebem no sítio a visita de Adamastor, um homem que quer tirar fotos das flores da propriedade, para, assim, criar flores de pano.

O primeiro contato entre Chico e o homem não é nada amigável, afinal Adamastor debocha das histórias folclóricas que o protagonista acredita. E, dessa forma, ao longo do gibi, vamos conhecendo mais sobre esse personagem amargurado e o motivo de suas frustrações.

Orlandeli demonstra muito domínio da narrativa. Seja na composição das páginas, nas metáforas presentes ali, na representação do folclore, ou até mesmo, no silêncio de algumas cenas. Tudo é poético e equilibrado no álbum.

Chico Bento: Verdade é uma baita experiência emocional. Uma obra que nos coloca para questionar finitude e renovação. Um quadrinho extremamente humano.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado