A Comix Zone publica no fim de dezembro “Odile e os Crocodilos”, da quadrinista francesa Chantal Montellier, de quem a editora já havia lançado “Social Fiction”, em 2022. Descrito como um grito contra a submissão da mulher, o quadrinho traz como protagonista uma atriz que é atacada em um estacionamento ao sair de uma apresentação. Tratada como culpada e não como vítima pela justiça, Odile decide fazer justiça com suas próprias mãos.
A história foi originalmente publicada em 1983, no número 91 da lendária revista Métal Hurlant, da qual Montellier foi colaboradora. No ano seguinte, “Odile e os Crocodilos” foi publicado em formato de álbum. A edição brasileira, com tradução de Fernando Paz, já está em pré-venda.
Uma das quadrinistas mais celebradas da França, Montellier faz parte de uma geração de mulheres que batalharam por seu espaço na cena de quadrinhos franco-belgas, predominantemente masculina. Ela esteve ao lado de outras artistas como Nicole Claveloux, Trina Robbins, Florença Cestac e Cecilia Capuana como colaboradora da vanguardista revista Ah! Nana, fundada em 1976. Para impulsionar outras autoras de HQs, Montellier ajudou a fundar o Prix Artemisia, em 2008, que anualmente premia a quadrinhos escritos por mulheres.
No Brasil, além de “Social Fiction”, a quadrinista teve publicadas as obras “Bruxas Minhas Irmãs” e uma adaptação de “O Processo”, de Kafka, ambos pela Veneta. Abaixo, é possível conferir a opinião do Fora do Plástico sobre “Social Fiction”, em vídeo de 2022.