11 setembro 2022

Carniça e a Blindagem Mística, Vol.2

Por Fora do Plástico

De Shiko
52 páginas
Independente | 2021

O segundo volume de Carniça e a Blindagem Mística, A Tutela do Oculto, segue acompanhando o grupo de cangaceiras liderado por Mazinha. Nesta edição, em que passado e presente continuam a se mesclar, conhecemos mais das origens da protagonista e suas motivações. Ser mulher em meio ao cangaço não era tarefa fácil. E a vingança desse bando pelos feminicídios, estupros e abusos aos quais essas mulheres (e tantas outras) foram submetidas traz um tom agridoce à HQ. É bom vê-las dando o troco.

Além da violência, este volume é marcado pela fantasia. Shiko insere elementos da cultura local para trazer o tom místico que o próprio nome da obra prevê. No entanto, essa segue sendo uma HQ calcada no real. Nas primeiras páginas da HQ, novamente vemos os nomes de dezenas de mulheres citadas na trama, retirados de recortes de livros e jornais. Shiko faz fantasia, mas também revisita esse passado machista e paternalista.

A arte continua sendo um destaque. É impressionante como o quadrinista consegue inserir movimento em seus painéis, com uma narrativa cinematográfica. Somos transportados para aquelas cenas, pelo poder dessa arte belíssima.

Não nos cansamos de dizer aqui que Shiko é um baita contador de histórias. A trama de Carniça e a Blindagem Mística nos envolveu desde o primeiro volume e se mantém excelente nessa segunda edição. Tomara que logo possamos continuar a acompanhar o bando de cangaceiras.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado