5 julho 2022

Calmaria

Por Fora do Plástico

De Phellip William e Melissa Garabelli
112 páginas
Independente | 2022

Calmaria, nova HQ da dupla Phellip William e Melissa Garabelli, é marcada pela inocência do encontro entre duas crianças. Lia e Tan vivem em uma ilha e se esbarram, desprevenidamente, fugindo de um temporal. É daí que brota uma relação que é composta de diferenças e contrastes, mas também de encontros.

Os autores do ótimo Saudade seguem, assim, o processo de Lia e Tan descobrindo um ao outro. O desabrochar desse carinho e companheirismo é açucarado, fofíssimo. Mas, embora essa seja nitidamente a proposta do projeto, a história nos pareceu menos impactante ou com menos nuances do que o trabalho anterior da dupla. Há pequenos dilemas colocados no relacionamento dos protagonistas, mas tudo realmente soa muito inocente, inclusive nos diálogos. Sinceramente, fica a vontade de ver um clímax mais ressaltado.

Ao mesmo tempo, a mensagem passada é claríssima. O roteiro usa alegorias ao longo da trama, mas tudo é muito nítido, fazendo desta uma obra de fácil entendimento, inclusive dos temas que transbordam o plot central. Destaque, claro, para a arte de Melissa, sempre graciosa. Além da trama, que propõe uma obra doce, os desenhos e as cores transmitem muita delicadeza.

Calmaria é sensível e bonita, mesmo que não tenha chegado a nos impressionar da mesma forma como Saudade. Este é um quadrinho que pode chegar a diferentes públicos, pela universalidade do tema abordado e pelo capricho da arte.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado