Em outubro, a galeria de arte da loja Isetan Shinjuku, em Tóquio, receberá uma exposição com diversos objetos estampados por ilustrações de Junji Ito. Entre os itens, está um caixão desenvolvido pela designer funerária Fuse Mikako, fundadora da marca Grave Tokyo, que propõe uma nova forma de vivenciar o luto sob a perspectiva da moda e da arte.
Em entrevista ao portal Unseen Japan, Fuse destaca ter percebido que os funerais no Japão tendem a seguir padrões muito sóbrios, cores claras, objetos geralmente discretos, mesmo quando quem morreu tinha gostos vibrantes, ou uma vida artística. Isso a motivou a oferecer algo que se alinhe mais com a personalidade dos falecidos. Seus projetos envolvem estampas, adornos e diferentes formas de personalização.
O caixão desenvolvido para a exposição de Junji Ito reproduz a imagem que abre a história “O Caixão”, compilada em “As Egocêntricas Maldições de Souichi”
Outros itens mais convencionais estarão expostos na galeria, como peças de roupa, tênis, quadros e um action figure da personagem Tomie. Há ainda óleo essencial, difusor de aromas e um skate, todos personalizados com artes de Junji Ito.
A exposição acontece de 1º a 14 de outubro, no 6º andar da loja Isetan Shinjuku. Haverá sessão de autógrafos com o mangaká no dia 4 de outubro, limitada a 50 pessoas.
Homenagens inusitadas
Um dos mangakás mais celebrados da atualidade, dentro e fora do Japão, Ito recebeu outra homenagem inusitada em maio. O artista foi nomeado como embaixador do turismo de Nakatsugawa, sua terra natal, e para celebrar a cidade anunciou a instalação de seis tampas de bueiro ilustradas pelo autor.
Embora pareça curioso, as tampas de bueiro ilustradas já se tornaram algo habitual no Japão e hoje são reconhecidas como uma forma de expressão artística urbana. Em Yokohama e Sanuki, é possível encontrar tampas de “Pokémon”. Em Minato-Ku, Tóquio, há bueiros de “Sailor Moon”, famosa série de Naoko Takeuchi. Além dos mangás e animes, os bueiros japoneses costumam ser estampados por artes diversas, incluindo obras de Hokusai.
