Junji Ito ganha homenagem inusitada com tampas de bueiro, em sua cidade natal

23 maio 2025


Junji Ito, um dos principais mangakás da atualidade, foi nomeado embaixador do turismo de Nakatsugawa, sua terra natal. Para celebrar, a Prefeitura da pequena cidade situada em Gifu, província da região central do Japão, anunciou a instalação de seis tampas de bueiro ilustradas pelo autor. Nada mais bizarro (e, portanto, apropriado) para receber os personagens de Ito.

Duas das seis peças já foram reveladas durante a cerimônia de nomeação, que contou com a presença do artista e rendeu fotos ao lado de autoridades locais. Uma delas apresenta Tomie em frente ao Monte Ena, enquanto a outra traz Souichi sentado de costas para o Lago Hana-no-Ko, paisagens familiares aos habitantes de Nakatsugawa. As demais tampas serão anunciadas em breve, e o objetivo é atrair mais turistas para a cidade conhecida por sua arquitetura tradicional.

PUBLICIDADE


A homenagem, que pode parecer inusitada, já se tornou algo habitual no Japão e hoje é reconhecida como uma forma de expressão artística urbana. Em Yokohama e Sanuki, é possível encontrar tampas de “Pokémon”. Em Minato-Ku, Tóquio, há bueiros de “Sailor Moon”, famosa série de Naoko Takeuchi. Além dos mangás e animes, os bueiros japoneses costumam ser estampados por artes diversas, incluindo obras de Hokusai.

Nascido em 31 de julho de 1963, Junji Ito é considerado o mestre do horror japonês. Criador de obras como “Uzumaki”, “Tomie” e “Gyo”, o autor tem conquistado cada vez mais espaço no Ocidente e se tornou um best-seller no Brasil, onde já foi publicado por cinco editoras. Em 2023, visitou o país pela primeira vez — e, até agora, única —, participando da CCXP a convite da Pipoca & Nanquim.

Tampa de bueiro de Sailor Moon em Tóquio

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE