Depois de confirmar a presença da Rutu Modan, a 8ª edição da Bienal de Quadrinhos de Curitiba segue com novidades e acaba de confirmar mais dois nomes internacionais na programação: Matthias Lehmann e Alexander Izquierdo.
Autor de “Chumbo”, publicado em 2024 pela Nemo, o franco-brasileiro Matthias Lehmann retorna ao Brasil após participar do FIQ-BH no ano passado. Sua vinda é resultado de uma parceria entre o Instituto Francês e a Bienal, que juntos promovem o projeto HQ Encontra a BD, uma residência artística inédita. Lehmann é sobrinho do celebrado escritor Roberto Drummond, autor do romance “Hilda Furacão”. Em “Chumbo”, o quadrinista se inspira livremente na história de seus familiares brasileiros para recontar a história do Brasil ao longo de 70 anos do século XX.
O outro convidado internacional confirmado é o cubano Alexander Izquierdo, autor de obras como “Rosa de La Habana” e “Eugenia”. Ele será publicado pela primeira vez no Brasil pela editora Trem Fantasma, em um desdobramento do Programa Brasil em Quadrinhos, uma iniciativa da Bienal em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty.
A edição de 2025 da Bienal de Quadrinhos de Curitiba tem como tema Futuros Possíveis e propõe uma reflexão sobre questões urgentes do nosso tempo, como a emergência climática, a diversidade de gênero, os fluxos migratórios, a inteligência artificial e a democracia. Com cerca de 30 convidados nacionais e internacionais, a programação inclui palestras, debates, oficinas, lançamentos, feira de livros e exposições.
A Bienal acontece entre 4 e 7 de setembro, no Museu Municipal de Arte – Portão Cultural.