O aclamado quadrinho “Berlim”, de Jason Lutes, será adaptado para os palcos pela companhia Court Theatre, em Chicago, com estreia marcada ainda para este mês de abril. A direção é assinada por Charles Newell, com roteiro de Mickle Maher.
Publicado no Brasil pela editora Veneta em 2020, “Berlim” levou mais de duas décadas para ser concluído originalmente, resultando em uma obra de quase 600 páginas. Ambientada na Alemanha durante a ascensão de Hitler e do nazifascismo, a HQ retrata o cotidiano de diversos personagens enquanto a vibrante vida cultural e intelectual da capital alemã começa a ruir.

A peça conta com um elenco de 12 atores e tem duração aproximada de duas horas. Um dos destaques da produção é a cenografia, que inclui ilustrações criadas por Lutes especialmente para o espetáculo.
OUTRAS ADAPTAÇÕES EM 2025
Adaptações de quadrinhos para o teatro são mais comuns do que se imagina. Em maio, estreia a peça “Jerry and Joe: Birth of a Superhero”, que narra a história de Jerry Siegel e Joe Shuster, os criadores do Superman. No Brasil, a HQ “A Rosa Mais Vermelha Desabrocha”, da sueca Liv Strömquist, ganhou uma versão teatral em março. Já “Pele de Homem”, dos franceses Hubert e Zanzim, também foi adaptada para os palcos no início deste ano.