A peça de teatro “Jerry and Joe: Birth of a Superhero” contará a história de como Jerry Siegel e Joe Shuster criaram um dos heróis mais icônicos dos quadrinhos e da cultura pop: o Superman. Dirigido e roteirizado por Lenny Schwartz, o espetáculo estreia em maio, nos Estados Unidos, e é organizado pela Daydream Theatre Company, que já produziu outras peças sobre HQs, incluindo uma sobre o co-criador do “Batman”, Bill Finger, e outra sobre o co-criador do “Homem-Aranha”, Steve Ditko.
Ambientada no final da década de 1930, a história segue Jerry Siegel e Joe Shuster no momento em que venderam sua criação de quadrinhos por 130 dólares. Nenhum dos dois poderia imaginar que o Superman se tornaria um dos maiores ícones da cultura pop e que os os jovens criadores ficariam quase sem dinheiro, apesar do sucesso do personagem. A descrição do espetáculo promete “uma aventura repleta de humor, decepção e redenção.”
O elenco conta com David Weber II, Derek Laurendeau, Julia Levine, Emily Partington, entre outros. As apresentações vão acontecer no Bell Street Chapel, localizado em 5 Bell Street, na cidade de Providence.
Essa batalha pelos direitos autorais do “Superman” é um marco no universo dos quadrinhos. A história já foi contada em diversas mídias, e uma delas é o quadrinho “A História de Joe Shuster – O Artista por Trás do Superman”. Publicada no Brasil pela Aleph em 2018, a obra escrita por Julian Voloj e desenhada por Thomas Campi, entre outros temas, revisita a jornada dos criadores em busca de reconhecimento.