Após alguns meses de expectativas, a Baú Editora anunciou suas primeiras publicações, entre elas um mangá, em vídeo publicado no canal 2quadrinhos nesta quarta-feira (19). Os dois anúncios foram revelados pelo editor Diogo Prado, junto de atualizações sobre a editora, que havia se apresentado ao público em abril de 2024, mas permaneceu sem anúncios ou lançamentos até então.
O primeiro título divulgado pela editora no vídeo é o mangá “As Viajantes do Fim”, de Tsukumizu. A obra, que faz parte da demografia seinen, foi originalmente publicada no site Kurage Bunch, da editora Shinchosha, entre 2014 e 2018 e acompanha duas garotas, Chito e Yuuri. Na trama, as duas descobrem na amizade e nas pequenas felicidades o motivo para seguir em frente, em meio aos destroços de um mundo esquecido.
O primeiro volume do mangá já está em pré-venda no site da editora com previsão para abril. A edição brasileira será dois em um, portanto a série que teve seis volumes no Japão terá apenas três no Brasil. A ideia de publicar mangás sempre esteve nos planos, porém no vídeo Diogo revela a informação de que, após mudanças internas, este será o principal foco editorial da Baú. “A nossa ideia hoje é ser primariamente uma editora de mangás. Não era a ideia original da Baú, mas acabou se desenvolvendo para isso, conforme o tempo foi passando”, explica Diogo.
A outra publicação anunciada é a HQ italiana “A Terra, o Céu, os Corvos”, de Teresa Radice e Stefano Turconi. O quadrinho em volume único foi o primeiro a ser licenciado pela editora, que já havia deixado pistas de sua publicação em 2024. Em uma postagem nas redes sociais, a Baú destacava que o primeiro título seria um quadrinho europeu que concorreu ao Angoulême.
O quadrinho é ambientado em 1943, quando um soldado italiano, um alemão e um guarda russo fogem de uma prisão na Rússia, impulsionados por motivações distintas. Impelidos por motivações diferentes, quase incapazes de se entender, eles escapam sabendo do que estão fugindo, mas sem saber para onde estão indo. Eles se revelarão pessoas muito diferentes do que aparentam e aprenderão o que é realmente importante, mesmo quando tudo o que parece importar é salvar suas vidas. A edição terá capa dura e tem previsão para o segundo semestre. A pré-venda também será feita pelo site da editora, em data a ser revelada futuramente.
A Baú Editora revelará mais uma de suas publicações na próxima semana, na live da editora na Rodada de Lives, no canal do Fora do Plástico.