Foram anunciados os sete quadrinistas que representarão Barcelona no Festival de Angoulême de 2025, edição em que a cidade catalã terá um destaque na programação.
Os sete selecionados são Pep Brocal, Sandra Cardona, Nadia Hafid, Jordi Lafebre, Jaime Martín, Sara Soler e Marc Torices. Entre eles, apenas Jordi Lafebre e Jaime Martín já foram publicados no Brasil. Lafebre com “Verões Felizes” (Pipoca & Nanquim) e “A Mundana” (HQueria), ambos em parceria com o roteirista Zidrou, e com “Apesar de Tudo” (QS Comics), a primeira HQ em que é responsável tanto pela arte quanto pelo roteiro. Já Jaime Martín, mesmo com longa tradição na Europa, foi pouco publicado em terras brasileiras. Sua única obra completa lançada no país foi “Vida Louca”, que saiu pela Conrad, em 2008.
Segundo o Institut de Cultura de Barcelona (ICUB), entre os critérios de seleção, foram priorizados autores cujas obras foram recentemente publicadas na França por grandes editoras.
Barcelona, cidade convidada da edição de 2025 do Festival Angoulême, o mais importante de quadrinhos do mundo, terá uma participação de destaque no evento, com uma exposição e “atividades que irão evidenciar o talento criativo catalão”. De acordo com o ICUB, Barcelona representa 80% da produção de quadrinho impressa na Espanha, tanto em catalão como em espanhol.
O Festival acontece de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, na cidade que dá nome ao evento, na França.