O MANGA Plus, plataforma de leitura digital da editora japonesa Shueisha, disponibilizou no último fim de semana o one-shot “Fighting Girls”, novo mangá de Taizan 5. Lançado globalmente de forma simultânea, o quadrinho acompanha o drama de duas garotas que se unem através da dor e da paixão proporcionadas pelo caminho das artes marciais. No Brasil, a obra pode ser lida em inglês.
Conhecido por “O Pecado Original de Takopi”, Taizan 5 revisita à temática esportiva mais de um ano após a publicação de “Hanareta Futari”, mangá de futebol lançado também como one-shot na Shonen Jump+ em meados de 2024.
Seu mangá mais famoso, “O Pecado Original de Takopi” também foi serializado na revista digital Shonen Jump+. Seus capítulos foram publicados entre dezembro de 2021 e março de 2022, rendendo dois volumes encadernados – que no Brasil foram lançados pela Panini, em 2023.
No início de agosto, chegou ao fim a adaptação animada de “Takopi”, com a exibição de seu sexto e último episódio. A trama acompanha Takopi, um polvo-alienígena que vem à Terra para espalhar alegria e que, após ser salvo por Shizuka, decide devolver o sorriso à garota. O problema é que a realidade em que ela vive é marcada por situações desoladoras. A partir daí, a narrativa se desenvolve como um retrato do ciclo da violência, em que os leitores são convidados a conhecer o íntimo de crianças que ora são vítimas, ora são agressoras. Por abordar temas sensíveis e até polêmicos, “O Pecado Original de Takopi” foi descrito por veículos estrangeiros como “o mangá mais controverso da Shonen Jump”.
Sucesso absoluto no Japão, o mangá já vendeu cerca de 1,4 milhão de cópias no mundo, segundo dados da Oricon. Em 2022, a obra venceu o Japan Cartoonists Association Award e, no ano seguinte, foi indicada a dois dos mais prestigiados prêmios do país: o Manga Taisho e o Prêmio Cultural Osamu Tezuka.