De Taizan 5
Série completa: 416 páginas
Panini Comics | 2023
Tradução: Eliana Celestino
O Pecado Original de Takopi gera uma mescla de sentimentos impressionante durante a leitura. Somos levados a conhecer o íntimo de crianças que ora são vítimas, ora são agressoras. O ciclo da violência é o tema central desse mangá de Taizan 5, mas não é à toa que a trama é conduzida por um alien fofinho, que pouco conhece das interações humanas.
Com uma premissa interessantíssima, a obra não perde tempo e logo nos mostra o encontro de Takopi, o polvo-alien cujo objetivo é espalhar a felicidade pelo mundo, e Shizuka, uma menina de olhar triste, que sofre com o bullying na escola, de xingamentos a agressão física. Surgiria ali uma amizade que transformaria a vida da garota, já que Takopi é capaz de fazê-la feliz… Certo? Nada disso. A complexidade das relações humanas, desde a infância, mostra que mesmo em um mundo com aliens mágicos, problemas não são solucionados facilmente.
Shizuka é vítima, mas não apenas isso. O mangá traz diferentes perspectivas para mostrar uma cadeia de violências, que muitas vezes começa em casa e com as ações de um adulto. Não podemos dizer que O Pecado Original de Takopi é um poço de sutileza. Há muito drama, choro, situações trágicas, mas há também aquela maneira japonesa de salpicar delicadeza e humor, onde parecia não haver espaço. O resultado é quase desconcertante.
Além da protagonista, outros personagens ganham mais profundidade, é o caso de Marina, quem pratica o bullying, e Azuma, amigo de Shizuka. A história mistura saltos temporais, magia, crime e uma porção de interações entre personagens, o que torna tudo muito cativante, mas não deixa de ser um pouco confuso quando se aproxima do fim.
A arte abusa das expressões (vide capa) e não poupa o leitor de cenas chocantes. O contraste entre os traços simples de Takopi e o detalhamento da arte funciona bem e a dinâmica das composições de página é bem fluida.
Publicado pela Panini e concluído em dois volumes, O Pecado Original de Takopi entrega uma história rica em análises sobre a natureza humana, papéis sociais e o que, de fato, está por trás das ações de alguém. Um mangá para se entregar na leitura e sair dela completamente impactado.