“Astérix en Lusitanie”: novo álbum levará os gauleses a Portugal

17 março 2025
Por Fora do Plástico


Asterix irá pela primeira vez a Portugal em seu próximo álbum. “Astérix en Lusitanie”, de Fabcaro e Didier Conrad, será lançado em 23 de outubro na França e ganhou título e capa provisória neste domingo (16). Ainda com poucos detalhes revelados sobre a trama, a HQ trará de volta um ex-escravo lusitano, apresentado em “Asterix e o Domínio dos Deuses”, que pedirá ajuda aos gauleses.

A preparação do álbum levou Fabcaro e o editor da obra a Portugal, para “conhecer os lugares, a atmosfera, as especialidades locais, tomar notas, fazer algumas explorações, tirar fotos”, conta o roteirista em entrevista divulgada pelo site oficial de Asterix. Fotos que foram enviadas como referência ao desenhista, Didier Conrad, que também já havia visitado o país há alguns anos.

PUBLICIDADE

Na capa provisória do 41º álbum, é possível notar uma calçada portuguesa, Patrimônio Cultural Imaterial do país. “O editor e Fabrice me inundaram com fotos de ruas e praças pavimentadas. Pareceu-me natural prestar homenagem ao trabalho extraordinário dos artesãos que talharam e colocaram cada um desses pavimentos preto e branco à mão. Aliás, também precisei de muito tempo para reproduzir os pavimentos um a um. Quanto ao motivo, quis representar um peixe emblemático do país: o famoso bacalhau“, conta Conrad, responsável pelo visual de Asterix desde 2013.

A viagem à Lusitânia surgiu também da necessidade de um destino inédito, uma vez que Asterix já percorreu diversos países. “Eu queria sol, um país ensolarado. Tive a impressão de ter tido uma ideia genial. Mas então [os editores da Éditions Albert René] me disseram que já pensavam nisso há muito tempo! Pareciam felizes que alguém finalmente quisesse se dedicar a isso”, revela Fabcaro ao portal francês BFMTV. Portugal, aliás, é considerado o primeiro país não-francófono a publicar as aventuras de Asterix, nas páginas do semanário juvenil Foguetão, em maio de 1961. O personagem havia surgido em 1959, nas páginas da Revista Pilote, uma criação de René Goscinny e Albert Uderzo.

No Brasil, Asterix é publicado pela Editora Record. A editora prevê para 2025 o lançamento de “Asterix e o Lírio Branco”, primeiro quadrinho de Fabcaro à frente do personagem e o último álbum do gaulês, até o momento. Originalmente lançado em 2023, a obra foi um sucesso de vendas no ano de seu lançamento, com 1,54 milhão de exemplares vendidos em dois meses.

Gostou da leitura? Ajude o Fora do Plástico

Você não precisa de muito para contribuir com o Fora do Plástico. A partir de R$5,00 mensais, ou seja, um cafezinho, você já está nos ajudando a manter o Fora Plástico.
Quero Apoiar
Carrinho atualizado
PUBLICIDADE