23 setembro 2023

As Tentações de Santo Antão

Por Fora do Plástico

De Laudo Ferreira
136 páginas
Devir | 2023

Santo Antão é tido como um dos primeiros ascetas do cristianismo. Um homem que se privou de tudo, na crença de se ver mais próximo de Deus. Como o próprio nome prediz, As Tentações de Santo Antão aborda as provações pelas quais Antão passou, enquanto lutava contra a carne… ou seria contra a própria existência como humano?

Laudo Ferreira já havia mostrado em Yeshuah, também publicado pela Devir, a sua habilidade de lidar com figuras religiosas, sem se ater apenas a essa perspectiva. Este é um quadrinho que não busca biografar os ditos 105 anos de vida de Santo Antão, conforme já o fizeram os biógrafos de seu tempo e estudiosos depois disso. O objetivo é muito mais trazer um olhar para o santo e o modo como viveu. Extraindo daí interpretações que vão muito além de qualquer moral religiosa.

Após perder os pais, Antão recebe uma iluminação e decide doar seus bens, mandar sua única irmã para a clausura e rumar para o deserto, como prova de fé. Ele se vê distante de suas atribuições mundanas, mas não das tentações. É principalmente sobre a natureza dos desejos e suas proibições que Laudo discute em sua HQ, e mesmo se tratando de uma obra ambientada entre os séculos III e IV, as reflexões são permanentes. O que é sagrado, o que é profano, o que, de fato, é seguir a um Deus? É impossível não se fazer também essas perguntas, durante a leitura.

A arte cheia de personalidade de Laudo está presente em páginas criativas, com um ótimo desenvolvimento narrativo, brincando com a passagem do tempo e com elementos sobrenaturais, próprios do cânone cristão. É importante que o leitor fique atento aos elementos de distinção dos personagens, já que a fisionomia deles pode ser bem semelhante.

Ótima leitura, As Tentações de Santo Antão é um tratado sobre os limites da fé, em detrimento do significado da vida. É sobre aquilo que verdadeiramente nos liga ao divino, sobre em que escolhemos acreditar.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado