18 janeiro 2023

As Mais Alegres Aventuras de Donald

Por Fora do Plástico

De Lewis Trondheim e Nicolas Keramidas
48 páginas
Panini Comics | 2022
Tradução: Marcelo Alencar

As Mais Alegres Aventuras de Donald é uma leitura para se divertir, enquanto acompanha uma trama que homenageia os clássicos quadrinhos do personagem. Lewis Trondheim e Nicolas Keramidas, autores do criativo As Mais Loucas Aventuras de Mickey, encontram uma outra leva de gibis antigos, dessa vez do Pato Donald. Ao contrário do que aconteceu com os dos Mickey, em seu quadrinho anterior, a dupla recuperou HQs completas, com apenas algumas marcas do tempo.

Essa premissa explica o tom nostálgico do quadrinho, principalmente na arte, que busca simular o estilo de obras da década de 1960, incluindo manchas, amarelados e páginas esbranquiçadas. O roteiro segue a leveza que as histórias do tipo carregavam: uma aventura sem qualquer compromisso com a realidade, em que cada página é um capítulo de uma história contínua.

Na trama, o rabugento Donald precisa atender um pedido do Tio Patinhas: buscar um tesouro em um Templo Asteca. Só que, no fim das contas, o pato sai da caixa forte do tio com uma outra missão: contar a ele o segredo da felicidade. Como se fosse tarefa fácil, Donald começa perguntando a outras pessoas ao seu redor, como o primo Gastão ou a Vovó Donalda, mas é inevitável que a história se encaminhe para um rumo inusitado, caótico e, por que não, reflexivo. É que enquanto usa um humor leve, Trondheim também acrescenta a ele sacadas que refletem sobre a temática central da HQ, mas sem moralismo.

No entanto, este não é um quadrinho para buscar profundidade ou complexidade. As Mais Alegres Aventuras de Donald é composto de uma história simples, direta e que garante umas boas risadas, enquanto se pensa no que é, de fato, ser feliz.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado