A Figura Editora abriu a pré-venda de duas obras de gigantes da aquarela: Gonzalo Cárcamo, com sua versão de “Pinóquio”, e Marcelo Lelis, com “Reparações”. As obras podem ser adquiridas apoiando o projeto no Catarse. Segundo a editora, era um sonho publicar esses artistas. Há combos com apenas uma das obras, ou com ambas, além da possibilidade de retirar em uma das lojas parceiras em São Paulo.
“Reparações” é o primeiro álbum do mineiro Marcelo Lelis pela editora. O autor de “Anuí” e “Saino a Percurá” é um nome de destaque também no mercado franco-belga, com quadrinhos originalmente publicados na França. “Reparações” é um destes casos, lançado originalmente pela editora Les Rêveurs em 2024.
A obra conta a história de Alice, uma menina que ao tentar consertar uma caixinha de música, último elo com o avô falecido. A trama reconta a história de “Anuí”, trazendo uma versão mais aprofundada que mergulha em memórias familiares, afinal, ao tentar consertar o objeto, a garota adentra o passado familiar, revelando histórias marcadas pela migração forçada e pelas secas do sertão, entre o final do século XIX e o início do XX.
A edição brasileira do quadrinho tem 104 páginas, impressas em papel Pólen Bold 90g, capa dura e formato 21,5 x 28 cm. Além das aquarelas do autor, a HQ conta com um posfácio escrito pela historiadora Kênia Sousa Rios, referência no estudo dos campos de confinamento das secas do Nordeste.
Em uma entrevista ao site francês RFI, Lelis destaca as contradições deste momento da história brasileira: “Acho que é um resgate histórico importante, porque foi uma época muito triste, mas ao mesmo tempo muito rica, pois muita gente que saiu desses confinamentos conseguiu sobreviver e foi para a região sudeste, trazendo uma cultura diferente, formando famílias. Uma cultura que me formou”, conta o mineiro de Montes Claros.
A releitura de “Pinóquio” por Gonzalo Cárcamo, é também o seu primeiro trabalho na editora. A obra traz o texto integral da obra de Carlo Collodi, lançada originalmente em 1880, traduzido do italiano por Cárcamo. O artista chileno, radicado no Brasil há mais de quatro décadas, já trabalhou como cenarista de desenhos animados da Disney, cartunista do jornal O Pasquim e ilustrou livros de grandes autores latino-americanos, como Gabriel García Márquez, Machado de Assis e Eça de Queiroz.
O livro conta as aventuras do boneco de madeira que magicamente ganha vida e deseja tornar-se humano. Para isso, lança-se ao mundo, enfrentando inúmeros perigos em uma verdadeira jornada de aprendizado. A edição de luxo tem 160 páginas repletas de ilustrações, com miolo colorido, impresso em papel Off set 120g, capa dura e formato 28 x 21, 5 cm.
A edição da Figura também contará com textos extras, sobre o processo de produção do livro e biografias. Cárcamo passou cerca de cinco anos trabalhando na tradução e nas ilustrações. Este será o primeiro livro ilustrado da Figura Editora, sendo lançado pelo selo Figura Ilustra.
Um diferencial para quem apoiar até o dia 19/08, é que todos concorrem ao sorteio de aquarelas originais de Cárcamo e de Lelis.