6 setembro 2022

Apocalipse, Por Favor

Por Fora do Plástico

De Felipe Parucci
292 páginas
Lote 42 | 2022

Repleto de ironias, sarcasmo e um nonsense que, curiosamente, faz muito sentido: assim é Apocalipse, Por Favor, quadrinho de Felipe Parucci, republicado recentemente pela editora Lote 42. A trama segue quatro personagens que, mesmo sem ter suas vidas diretamente conectadas, estão prestes a viver uma situação em comum, o fim do mundo. Um meteoro gigantesco está a caminho da terra e os esforços humanos não são suficientes para detê-lo.

Parucci usa sacadas bem humoradas para criticar a sociedade, o capitalismo selvagem, quem está no poder (curiosamente, o quadrinho foi lançado em 2015 e trazia uma visão quase profética), comportamentos tóxicos, e a forma como a saúde mental é enxergada. O tempo todo o autor está alfinetando algum aspecto da nossa realidade. E é por isso que o nonsense se encaixa tão bem nessa história: ele é uma alavanca para o humor e para o tom ácido do gibi.

Outro destaque de Apocalipse, Por Favor é o uso da narrativa em quadrinhos. A escolha dos planos, o desenvolvimento do ritmo e até a representação dos personagens (como é o caso de Arthur Miró, o protagonista, que não se enxerga como humano, mas sim como um lobo), tudo é delineado com cuidado. Parucci nos embala por meio de um traço funcional e caricato, todo em preto e branco.

Cheio de alegorias, Apocalipse, Por Favor é um quadrinho que nos faz refletir nossos tempos, nossa realidade e o dia de amanhã. Republicação acertada da Lote 42 e que nos deixou ansiosos por um novo trabalho de Parucci.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado