Nos últimos dias, foram realizadas várias ações relacionadas a quadrinhos com o objetivo de arrecadar doações para o Rio Grande do Sul. Ao todo, em um cálculo ainda estimado, a arrecadação dessas iniciativas soma quase meio milhão de reais. Cerca de R$486.803,00, que serão destinados a ONGs e projetos sociais que têm atuado no estado.
Os projetos
Na quinta (16) e na sexta-feira (17), aconteceram lives solidárias: crossovers reunindo vários nomes da chamada “gibisfera”, entre quadrinistas, produtores de conteúdo e pesquisadores, nos canais 2quadrinhos e Garo. Ambos com o objetivo de arrecadar doações, através do PIX, para instituições do Rio Grande do Sul.
A Prado’s Art & Design Studios, de Joe Prado, e o grupo Desenho Etilico já fizeram duas Rifas Solidárias. Quem compra um número da rifa pode concorrer a artes originais e sketches de diversos artistas. Neste momento acontece a terceira edição da rifa, da qual é possível participar AQUI. De acordo com Joe Prado, é provável que essa terceira rifa some mais R$20 mil às doações.
Uma iniciativa que garantiu um bom montante do valor arrecadado é o leilão Heroes for Brazil, organizado pela Chiaroscuro e pelos quadrinistas Rafael Grampá e Rafael Albuquerque. A primeira edição aconteceu no dia 11 de maio, com artes originais e itens autografados não só por grandes artistas brasileiros mas por nomes de destaque do cenário internacional como Frank Miller, John Romita Jr, Jamie Hewlett e Frank Quitely. Como o leilão acontece em dólar, a arrecadação impressionou, quando convertida em reais. A doação foi direcionada para a ONG Ação da Cidadania.
Neste final de semana aconteceu no Twitter da Chiaroscuro a segunda parte do leilão, com vários outros artistas. A nova arrecadação ainda não foi revelada pela organização.
Foram citadas acima algumas das ações coletivas, mas é importante ressaltar que ocorreram iniciativas individuais e que vários profissionais dos quadrinhos continuam precisando de ajuda. A lista completa, que nós temos atualizado, está nesta matéria.