13 setembro 2022

A Rosa Mais Vermelha Desabrocha

Por Fora do Plástico

De Liv Strömquist
176 páginas
Quadrinhos na Cia.  | 2021
Tradução: Kristin Lie Garrubo

A Rosa Mais Vermelha Desabrocha: O amor nos tempos do capitalismo tardio ou por que as pessoas se apaixonam tão raramente hoje em dia, de Liv Strömquist, é uma salada de inquietações e teorias sobre o amor na modernidade. Como o próprio subtítulo já indica, a autora de A Origem do Mundo busca, neste quadrinho, uma série de motivos para os relacionamentos do nosso tempo serem tão voláteis.

Publicado pela Quadrinhos na Cia., a HQ tem um gancho inicial muito divertido. Com a irreverência que conhecemos em seu quadrinho anterior, Strömquist introduz a obra com os relacionamentos de Leonardo DiCaprio. O ator, que é conhecido por ter namorado diversas modelos (bem mais jovens do que ele) por períodos curtos de tempo, é o ponto de partida. Por que DiCaprio não consegue se apaixonar? Assim, a HQ traz uma série de estudiosos do assunto e passa por mitologia, filosofia, literatura e ícones da cultura pop para observar a maneira como homens e mulheres enxergavam seus relacionamentos no passado e como o fazem hoje.

Mesmo que tenha um tom bem-humorado e consiga desmembrar teorias complexas ao lado de anedotas divertidas, A Rosa Mais Vermelha Desabrocha é uma leitura mais densa e acadêmica do que a obra anterior da autora. É também mais carregada de texto e até de termos mais técnicos. Para quem se interessa pela temática, segue sendo uma boa obra, porém, na nossa opinião, é uma leitura menos universal e mais cansativa. A arte de Strömquist é funcional, mesmo que não seja tão atraente. Ela funciona muito bem como alívio cômico no meio das teorias acadêmicas.

Liv Strömquist nos mostra por que é tão difícil se entregar de cabeça em uma relação após as mudanças que o século XX trouxe. E mostra também o motivo de nos apaixonarmos e “desapaixonarmos”. A autora consegue fazer uma obra interessante, mesmo que bem acadêmica, e nos dá muito conteúdo para pensar a respeito.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado