3 setembro 2022

A Coisa

Por Fora do Plástico

De Orlandeli
112 páginas
Independente | 2022

A Coisa espreita. Quando menos imaginamos, lá está ela, pronta para entrar, sem qualquer convite, em nossas vidas. O novo quadrinho de Orlandeli é filosófico, poético e inteligente. Com escolhas sagazes, tanto no roteiro quanto na arte, o quadrinista consegue trazer para o plano físico sentimentos e abstrações.

Astolfo é um homem que vê a Coisa invadir cada brecha de privacidade de sua vida. Essa companhia indesejada não vai embora, mesmo não sendo bem-vinda. Assim, vemos, página a página, como o protagonista lida com esse ser peludo, um tanto rechonchudo e assustadoramente fofo que o persegue. Como seguir em frente?

A Coisa pode ter sentidos diferentes, a partir das experiências de cada leitor. Ela pode ser um fato que muda inevitavelmente uma vida? Um sentimento com o qual é necessário conviver? Essas respostas não são encontradas ao longo das páginas da HQ. Orlandeli nunca subestima o leitor, ele oferece caminhos e, como dissemos na quarta capa desta mesma obra: Orlandeli ensina, sem a pretensão de ensinar.

O tom filosófico, muitas vezes materializando o abstrato, que caracteriza a obra do quadrinista, está presente aqui, em sua melhor forma. A Coisa traz o melhor de Orlandeli quando o assunto é traduzir graficamente pensamentos. Destaque também para a fluidez da narrativa, que se desenrola suavemente pelos grafismos e linhas do artista.

A Coisa é um quadrinho sincero e pessoal, mas ao mesmo tempo é completamente universal em sua proposta. Uma leitura deliciosa, que nos faz mergulhar em um lugar para onde nem sempre olhamos: nosso eu interior.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado