2 outubro 2022

A Chegada

Por Fora do Plástico

De Shaun Tan
128 páginas
SM | 2011

Publicado pela editora SM, em 2011, A Chegada, de Shaun Tan, apresenta uma história com pitadas de fantasia, mas que tem suas raízes no mundo real. Somos apresentados a um homem que precisa deixar a esposa e a filha e migrar para uma terra distante. A história é completamente muda, não há sequer onomatopeias. Toda a trama é construída apenas pela narrativa gráfica.

A HQ presta uma homenagem aos milhões de imigrantes que precisaram deixar seus lares, seja pela guerra, pela fome, pela opressão. Nessa terra longínqua, eles precisam aprender um novo idioma, se adaptar aos costumes e buscar uma nova vida.

Para representar esse mundo diferente que abriga tantos homens e mulheres em busca de uma vida melhor, Shaun Tan usa a fantasia. Barcos voadores, bichinhos que (como uma espécie de Pokémon) acompanham seus donos, torres geométricas… essa terra é completamente diferente de tudo. E é justamente devido à belíssima arte do autor que mergulhamos nesse lugar.

Graficamente, A Chegada é impecável. Do início ao fim, a maneira como essa história muda nos envolve é impressionante. Além disso, o tema que Taun aborda é essencial para humanizarmos o debate sobre as migrações. Aqui, os imigrantes têm rostos, eles sofrem, se alegram, sobrevivem. E há um lugar que, mesmo que possa parecer inóspito, os acolhe e os respeita.

Não perca nada

Siga nossas redes

Carrinho atualizado