De Matthieu Bonhomme
80 páginas
Trem Fantasma | 2022
Tradução: Simone Carvalho
Ao contrário do que vimos no álbum anterior, desta vez Lucky Luke é o alvo, uma recompensa por sua captura foi definida. Lucky Luke: Procurado, o segundo quadrinho de Matthieu Bonhomme para a série fora do cânone do clássico personagem de Morris, é uma aventura bem divertida, que combina referências às suas histórias clássicas com um tom mais moderno e humano.
Assim como fez nas primeiras páginas em “O Homem que Matou Lucky Luke”, quando nos apresenta o personagem caído, enquanto alguém grita ao fundo que o matou, Bonhomme também tenta fisgar o leitor logo no início desta edição. A engrenagem desta vez, como você pode imaginar pelo título, é o cowboy solitário sendo pego de surpresa quando descobre que sua cabeça está a prêmio. Afinal, o que será que ele fez para ser perseguido?
Tudo bem que esse é um cenário comum nas produções do gênero, mas o quadrinista é habilidoso para trabalhar com os clichês básicos. Apesar dessa simplicidade no enredo, ele sabe utilizar a vasta galeria de personagens disponíveis da série original para espalhar referências pela história.
Durante a aventura, Lucky Luke não vai ter que lidar apenas com caçadores de recompensas, ele irá ajudar também três irmãs que atravessam o deserto a caminho da cidade de Liberty, com um rebanho de gado. E, sim, em um momento essas histórias se entrelaçam. O enredo tem seu lado mais cômico quando as três competem pelo afeto do protagonista, o que nos parece um algo desnecessário diante da construção das personagens.
Na arte, Bonhomme segue dando um toque mais moderno aos personagens, além dos enquadramentos e da narrativa cinematográfica. Destaque também para as cenas ensolaradas nas áreas desérticas. Esse é, sem dúvidas, um quadrinho que impressiona visualmente.
Lucky Luke: Procurado é uma leitura independente, pouco se relaciona com a primeira história do autor. Publicado pela Trem Fantasma, apesar da HQ ser menos empolgante do que sua antecessora, não deixa de ser uma aventura deliciosa.